26 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
26/10/20 às 11h51 - Atualizado em 26/10/20 às 11h51

CAMPANHA ANTIRRÁBICA ACONTECEU NESSE SÁBADO

COMPARTILHAR

No Sábado (24), aconteceu a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos”. A Gerência da Vigilância Ambiental de Zoonoses realizou a vacinação de 898 animais, sendo 762 cães e 136 gatos. Esse ano tivemos dois postos, um sendo drive e o outro pedestre e aconteceu no estacionamento da Administração da Candangolândia das 8h às 13h.

A vacinação é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e o objetivo é contribuir para o controle da doença nessas espécies, e que tem como resultado a diminuição considerável de casos de raiva em humanos.

Saiba mais sobre a raiva:

Apesar de não haver casos de raiva em humanos, cães e gatos no Distrito Federal, há muitos anos, a enfermidade precisa ser tratada com seriedade. Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

O único caso da raiva humana, no Distrito Federal, foi registrado em 1978. O último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001. O vírus rábico circula no DF em quirópteros, nos bovinos, equídeos e outros animais.

O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.


 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros