17 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
2/03/21 às 9h52 - Atualizado em 2/03/21 às 10h22

SANEAR DENGUE NA CANDANGOLÂNDIA

COMPARTILHAR

Segunda-feira (01/03), a Vigilância Ambiental com apoio da Administração Regional da Candangolândia, realizaram o programa SANEAR/DF-DENGUE, com o objetivo de enfrentar a epidemia causada pela proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Foram visitadas várias casas na QR4, QR3 QR2, QR1 e QROA e criadouros do mosquitos foram eliminados ou tratados com larvicida pelos agentes. Foi realizada essa ação nessas quadras a partir do monitoramento com as armadilhas ovitrampas, que coletam ovos da fêmea do mosquito Aedes aegypti. As quantidades de ovos coletadas são usadas para confeccionar um mapa para identificar áreas prioritários para receber as ações. Onde há mais ovos é provavelmente o local onde há mais mosquitos.

A Larvtrampa é uma armadilha que permiti que as fêmeas coloquem ovos, assim as larvas que surgirem na armadilha morrerão devido a presença de um inseticida acionado à mesma. Ao fim de cada mês, as armadilhas serão removidas e instaladas na nova área indicada pelas ovitrampas.

Os moradores receberão instruções sobre o procedimento e é importante ressaltar que está estratégia de controle não substitui o cuidado diário e permanente dos moradores para evitar a formação de criadouros do mosquito.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros